A busca por melhores resultados faz parte da realidade da maioria dos negócios. Porém, é preciso agir de forma estratégica e planejada, o que exige um método bem definido. Entre as alternativas existentes está a metodologia ágil.

Apesar de ter sido criada há algumas décadas, ela permanece relevante e aplicável nos dias atuais. Quando implementada corretamente, essa opção pode contribuir para o desenvolvimento da empresa em diversas esferas.

Para saber como isso é possível, confira o conteúdo e entenda em detalhes o funcionamento da metodologia Lean!

O que é metodologia Lean?

A metodologia Lean ficou conhecida por fazer parte do TPS (Toyota Production System) e visa ampliar a produtividade e reduzir os desperdícios. Além disso, ela tem foco na melhoria contínua dos processos, para que eles sejam eficazes e capazes de entregar maior valor.

Para segui-la, a empresa deve se concentrar em realizar apenas as atividades necessárias para alcançar os resultados desejados — dispensando as demais tarefas. Assim, economiza-se tempo e dinheiro que seriam gastos em processos dispensáveis. Por isso, sua implementação geralmente gera um grande diferencial nas empresas.

A metodologia Lean surgiu na década de 1980, quando as empresas começaram a utilizá-la para otimizar suas operações. A partir de 1990, ela se popularizou após passar por otimizações. Hoje, sua aplicação pode ajudar a reduzir custos para um negócio, sem prejudicar a qualidade na sua entrega.

Empresas variadas, mas especialmente startups que buscam alta performance e a manutenção da economia, aplicam o método para reduzir seus custos operacionais. Sua implementação leva a uma mudança na cultura empresarial e promove a agilidade nos processos.

Como o método Lean ajuda a desenvolver sua empresa?

A metodologia Lean ajuda no desenvolvimento das empresas a partir da aplicação de 5 princípios que a guiam. São eles:

  • valor;
  • fluxo de valor;
  • fluxo contínuo;
  • produção puxada;
  • perfeição.

Veja como a aplicação desses princípios permite desenvolver o negócio na prática!

Aumenta o valor das entregas

Como ficou claro, a metodologia Lean é focada na entrega de valor para o cliente. Esse é seu primeiro princípio e, para segui-lo, a empresa precisa compreender o que é relevante para seu público-alvo.

Assim, a estratégia permite identificar oportunidades de melhoria na qualidade dos produtos e entregar experiências mais positivas aos consumidores.

Demonstra como manter o fluxo de valor

A aplicação da metodologia também permite que a empresa identifique quais processos contribuem para aumentar a entrega de valor ao cliente. Com isso, a gestão consegue determinar as atividades que merecem maior atenção e aquelas que podem ser eliminadas, otimizando fluxos.

Mantém o fluxo contínuo de atividades

A estratégia foca, entre outros fatores, na manutenção da cadeia de produção sem interrupções. Ou seja, ela ajuda a manter o ritmo das atividades internas, auxiliando no cumprimento das tarefas planejadas.

Para tanto, máquinas e ferramentas devem estar em boas condições e em uso constante. Como resultado, a empresa consegue aumentar a produção e tem chances de alcançar os resultados desejados em menos tempo.

Alinha a produção ao atendimento das demandas

A aplicação da metodologia foca na redução dos desperdícios. Nesse sentido, a produção deve estar alinhada com a procura dos produtos pelo público, considerando estudos de mercado e o histórico de vendas da própria empresa.

Ao aplicar essa medida, a tendência é que não sobrem produtos no estoque, mas também não faltem mercadorias para atender à demanda.

Busca a perfeição a partir da melhoria progressiva

Por fim, um dos princípios da metodologia diz que a empresa deve buscar melhorar todos os dias, atualizando seus processos e utilizando a inovação constante a seu favor. Por esse motivo, a aplicação do método Lean ajuda a fazer com que o negócio esteja em constante evolução.

A ideia é chegar ao desperdício zero, de modo a ter um uso eficiente de recursos para conquistar margens de lucro mais altas e viabilizar resultados melhores. Ou seja, o método contribui para o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua e é uma ferramenta eficaz para conquistar uma atuação alinhada ao conceito de sustentabilidade.

Quais são os desperdícios mais comuns nas empresas?

Segundo a metodologia Lean, a redução dos desperdícios é um dos focos principais. Segundo essa abordagem, existem 7 desperdícios principais que ocorrem nas empresas. Ao conhecê-los, fica mais fácil mitigá-los, tornando a aplicação do método mais eficiente.

Veja quais são os desperdícios mais comuns!

Correção

Um dos maiores desperdícios de tempo e dinheiro para as empresas é o retrabalho. Aquilo que for mal feito na primeira vez precisará ser corrigido ou refeito — demandando mais trabalho da equipe e outros recursos.

Espera

Quando há equipamentos, maquinários ou ferramentas sem uso porque estão esperando a conclusão de outra etapa, a situação indica uma falha no processo.

Estoque

Se há falta de produtos, as necessidades dos consumidores podem não estar sendo atendidas. Por outro lado, se existem excessos, isso significa que os produtos estão parados, sem saída. Então, de qualquer forma, as finanças da empresa são prejudicadas.

Movimentação

Quando uma equipe não tem as ferramentas necessárias para trabalhar e precisa se deslocar para alcançá-las, há perda de tempo e interrupção do fluxo de trabalho. O mesmo acontece quando são realizadas reuniões que exigem a presença de todos, mas poderiam ser realizadas por videochamada, por exemplo.

Processos desnecessários

A realização de um alto volume de atividades, quando nem todas agregam valor ao resultado, é outro desperdício de tempo.

Por exemplo, isso ocorre quando um colaborador refaz o que já foi feito por outro membro da equipe, a menos que existam erros a serem corrigidos, má execução ou outra justificativa plausível. Esse processo apenas atrasa o fluxo e encarece a produção

Superprodução

Relacionada ao controle de estoque, a superprodução também gera desperdício. Isso ocorre porque ela se caracteriza por uma produção acima do volume comercializável. Como resultado, não acontecem saídas suficientes, o que leva a prejuízos financeiros.

Transporte

Todo transporte realizado exige gastos com insumos, energia e leva tempo de trabalho dos profissionais envolvidos. Portanto, o transporte sem a devida preparação pode gerar gastos desnecessários.

Esses são os problemas de desperdício que a metodologia Lean destaca e que ela ajuda a resolver. Sua aplicação possibilita entregas mais otimizadas, oferecendo qualidade ao cliente a custos menores para a empresa.

Como aplicar essa técnica no negócio?

O segredo da aplicação desse método está no planejamento adequado dos fluxos empresariais. Como a metodologia visa evitar o retrabalho, por exemplo, todo o processo deve ser programado corretamente, de modo que retrabalhos não sejam necessários.

Uma forma de prever a aplicação da metodologia é transformando o projeto principal em outros menores, criando metas mais simples. Também é essencial mapear desperdícios e definir medidas a serem adotadas, segundo os princípios Lean.

Após a implementação, monitore os resultados. A medida é essencial para compreender o que tem funcionado e direcionar cada vez mais a companhia para a conquista dos objetivos traçados.

Para auxiliar nas diversas etapas, vale contar com uma consultoria em gestão empresarial. Com a medida, você terá apoio para implementar a metodologia e aproveitar todos os benefícios no desenvolvimento do seu negócio.

Neste conteúdo, você aprendeu o que é a metodologia Lean, entendeu seus princípios e como ela ajuda a resolver os desperdícios mais comuns nas empresas. Assim, é possível ter uma ideia mais clara do que fazer para implementar essa abordagem.

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