Se sua empresa é pequena, média ou grande, não importa, você precisa ter um planejamento que direciona suas ações e seus recursos, que defina claramente sua visão, missão, valores e os resultados que precisar e quer alcançar.

 Esses elementos do planejamento são importantes para unificar os esforços de todos na organização. As grandes companhias têm seu planejamento estruturado, porém isso não é a realidade de muitas pequenas e médias empresas. 

Aqui vou lhe ensinar a importância e também como fazer seu planejamento estratégico.

Eu sempre falo em minhas aulas, palestras e treinamentos que todo empreendedor na verdade tem um plano estratégico para seu negócio, só que está em sua cabeça, esse plano, esse desejo não são comunicados e formalizados, consequentemente ninguém da empresa conhece. Aí está a fonte de muitos insucessos, atritos e perda de produtividade na organização.

Sabe aquela empresa, onde sempre está começando algo novo e tudo demora para ser finalizado, e quando finaliza não dá resultado que precisa? Sabe aquela empresa onde tem um bom produto, mas tem muita perda, retrabalho, conflitos e produtividade baixa? Sabe aquela empresa, onde tem um bom produto, tem boas vendas, porém a situação financeira sempre está fragilizada? Sabe aquela empresa que tinha mercado, tinha bons produtos, mas a concorrência acabou com ela? Todas essas situações poderiam ser evitadas ou no mínimo tornadas menos traumáticas se tivessem um planejamento, pois a finalidade de qualquer planejamento é deixar claro o que a empresa faz, porque ela existe, onde ela quer chegar, o que quer ser, o que ela precisa fazer para chegar lá, como o que fazer, como fazer, quando fazer e quem irá fazer, os recursos que precisa, quais o resultados que precisa alcançar e como medir esses resultados.

Todas essas situações citadas, infelizmente são casos reais que vivencio frequentemente.

Fazer um planejamento formalizado e estruturado, não é só para grandes companhias, realmente não é.

Agora de nada adiante ter um extraordinário planejamento se não é seguido e implementado, isso seria só perda de tempo e dinheiro.

Vamos desmitificar o planejamento, vamos conhecer as fases e a metodologia simples e fácil de ser aplicada e que vai verdadeiramente trazer mudanças e melhorias em sua empresa.

IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO

Quando bem executado, ajuda a empresa a concretizar sua visão e corrigir rumos, aproveitar as oportunidades, enfrentar as ameaças e conhecer seus pontos fortes e fracos.

Implementar a Missão, Visão e Valores na Cultura Organizacional.

Adequar o Sistema de Informações para decisões gerenciais.

 Fazer o alinhamento estratégico entre sócios e gestores, para assegurar o crescimento sustentável do negócio.

OS TIPOS, ELEMENTOS E FASES DO PLANEJAMENTO.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

É um instrumento que organiza e ordena o que se pretende que aconteça em determinado momento. Determina objetivos, ações e alocações de recursos para alcança-los.

PLANO ESTRATÉGICO

É o documento que formaliza o planejamento

TIPOS DO PLANEJAMENTO

Estratégico: pensar em um futuro almejado e elaborar planos para atingir esse cenário. Estabelecer objetivos gerais da empresa.

Ex. Venda, aquisições, fusões, atuação em novos mercados.

Tático: O plano tático e um desdobramento do planejamento estratégico a nível departamental, definição das metas.

Ex. Lançamento de um novo produto

Operacional: estabelece os planos de ação mais detalhados, listando as atividades a serem executadas par atingir os objetivos

ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO

Visão: É um destino específico, onde quero chegar, é onde ela que estar ou quer ser.

Missão: Propósito da existência da organização, porque a empresa existe, que necessidade ela atende.

Crenças e Valores: São princípios de orientação para as ações da empresa, são perenes e essenciais, imutáveis e intrínsecos a organização.

FASES DO PLANEJAMENTO

  1. Decisão da direção;
  2. Contratar empresa especializada ou capacitar pessoas;
  3. Formar equipe do planejamento;
  4. A equipe irá avaliar todo o contexto da organização, avaliar criteriosamente os ambientes onde a empresa está inserida (ambiente interno e externo);
  5. Ao avaliar os ambientes para identificar os Pontos Fortes e Fracos, Oportunidades e Ameaças e elaborar as estratégias a serem adotadas pela empresa, para isso pode usar as metodologias 5 Forças de Porter e Análise SWOT;
  6. Definir ou revisar a missão, visão e valores;
  7. Baseado nos resultados das análises de Porter e SWOT a equipe do planejamento deve definir os objetivos estratégico, tático e operacionais, para priorizar os objetivos e ações pode usar a matriz GUT.
  8. Elaborar os planos de ações usando a ferramenta de 5W2H.

VANTAGENS DE CONTRATAR EMPRESA DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA ELABORAR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A consultoria tem uma visão ampla do negócio, sem apegos emocionais, não está envolvida no dia a dia e traz uma visão externa da empresa e conhecimento de mercado.

A consultoria irá diagnosticar a empresa e orientar a formular estratégias com objetivos, diretrizes e plano de ação.

A consultoria orienta a alta direção e demais gestores na definição dos melhores indicadores de medição e monitoramento e na avaliação dos resultados.

A consultoria especializada em planejamento estratégico auxilia a empresa a definir seu segmento de atuação, clientes, mercado e a identificar seu diferencial em relação ao concorrente.