GESTÃO DE QUALIDADE

TREINAMENTOS

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade. Em outras palavras, é um conjunto de regras mínimas, com o objetivo de orientar cada parte da organização para que ela execute corretamente e no tempo devido, suas tarefas, em harmonia com as outras, estando todas direcionadas para o objetivo comum da organização: a satisfação do cliente. Com ampla experiência nessa área a Qualimaster fornece uma completa estrutura de serviços que lhe provê os controles necessários para lidar com os riscos e a monitorar, medir o desempenho dos processos, garantindo a melhoria contínua para o seu negócio.

Conheça Nossos Produtos

Nossos produtos são personalizados de acordo com a necessidade do cliente.

INTERPRETAÇÃO PARA ATENDIMENTO DE REQUISITOS OEA-S

Área de Atuação: Gestão de Qualidade

Conteúdo programático:
– O que é OEA
– Quem pode ser OEA
– Benefícios da certificação
– Interpretação dos requisitos e documentos necessários:
– I – segurança da carga;
– II – controle de acesso físico;
– III – treinamento e conscientização sobre ameaças;
– IV – segurança física das instalações;
– V – gestão de parceiros comerciais.
– Gestão de riscos e a ISO 31000;
– Exercícios práticos;
– Preenchimento do QAA;

CUSTOS DA QUALIDADE – MENSURAÇÃO E CONTROLE

Metodologias para conhecer, calcular e controlar de modo assertivo os Custos da Qualidade na sua empresa!

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 16 horas

Público Alvo:
Profissionais interessados em dominar a ferramenta para identificar, calcular e mensurar os custos da qualidade.

Objetivo:
Este curso irá explicar como criar mecanismos de gestão por intermédio da identificação dos custos gerados pelos processos de controle da Qualidade e, principalmente, aqueles provenientes da Não-qualidade – gerados por: retrabalhos, inspeções, confiabilidade decrescente dos produtos, sucatas, atrasos, insatisfação do consumidor, perdas de mercado, assistência ténica e campanhas de recall.

Conteúdo programático:
– Definição de custos;
– Princípios dos custos da qualidade;
– Plano de contas;
– Classificação dos custos da qualidade: Prevenção, Avaliação, Falhas internas, Falhas externas, recall;
– Implementando os custos da qualidade;
– Recomendações para uma implementação de sucesso;
– Exercícios práticos.

DEFINIÇÃO DE METAS E INDICADORES DE DESEMPENHO

Análise dos processos organizacionais para uma correta definição e interpretação de indicadores!

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 8 horas

Público Alvo:
Representantes da Direção, Gestores dos processos da organização, Coordenadores dos sistemas de gestão e Auditores internos.

Objetivo:
Capacitar os participantes na condução de um processo de estruturação ou aprimoramento do sistema de medição de desempenho da organização, com foco na geração de valor para as partes interessadas e buscando esclarecer conceitos e ferramentas utilizadas com sucesso em empresas excelentes em gestão.

Conteúdo programático:
– O que são Processos;
– Mapeamento de Processos;
– Medição e Monitoramento dos processos;
– O que são Indicadores e seu posicionamento na gestão estratégica empresarial;
– Tipos de indicadores – Eficiência e Eficácia;
– Planos de ação e melhoria através da análise dos indicadores;
– Dicas, exemplos práticos e exercícios.

 

FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Ferramentas da qualidade, a metodologia certa para resolver problema e agir preventivamente nos processos organizacionais.

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 12 horas

Público Alvo:
Todos os profissionais que atuam ou pretende atuar nas análises, soluções de problema e melhoria de processos.

Objetivo:
Capacitar os participantes em como utilizar as ferramentas da Qualidade para a solução de problemas na determinação de ações corretivas e de melhorias.

Conteúdo programático:
– Conceitos de Qualidade e Solução de Problemas;
– Objetivo:s das ferramentas da qualidade;
– Brainstorming;
– Matriz GUT;
– Diagrama de Causa e Efeito;
– Fluxograma;
– Folhas de Verificação;
– Diagrama de Pareto;
– Cartas de Controle;
– Histograma;
– Gráficos de Dispersão;
– 5 Por Quês;
– 6W 2H 2S;
– Ciclo PDCA;
– Workshop e exercícios práticos.

FORMAÇÃO DE AUDITOR EM PBQP-H – PROGRAMA BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

Domine os conceitos fundamentais da qualidade pertinentes aos requisitos do PBQP-H!

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 16 horas

Público Alvo:
Profissionais de empresas públicas ou privadas, certificadas ou em processo de certificação, interessadas na execução de auditorias internas em Sistemas PBQP-H (SIAC).

Objetivo:
Este curso visa capacitar o participante a planejar e executar auditorias internas no Sistema PBQP-H (SIAC) da empresa.

Conteúdo programático:
– Princípios do Gerenciamento do Sistema da Qualidade;
– Introdução e Conceitos de Sistemas da Qualidade;
– Principais evoluções dos Sistemas de Gestão;
– Definição e conceituação de processos;
– Interpretação dos Requisitos do PBQP-H (SIAC) – Regimento Geral, Específico e Requisitos Complementares;
– Processo de Auditoria;
– Conceitos de Auditorias da Qualidade NBR ISO 19011;
– Classificação de Auditorias;
– Planejamento de Auditorias;
– Metodologia da Auditoria da Qualidade;
– Preparação da Auditoria;
– Execução da Auditoria;
– Relatório da Auditoria;
– Perfil e Qualificação do Auditor;
– Comunicação Durante a Auditoria;
– Comportamento do Auditor.

ISO 17025 – FORMAÇÃO DE AUDITOR INTERNO E LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Compreenda os requisitos regulamentares das organizações em acordo com a ISO 17025

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 16 horas

Público Alvo:
Profissionais envolvidos com a implementação e desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade em Laboratórios

Objetivo:
Capacitar os profissionais para o desenvolvimento do Sistema da Qualidade para os serviços de análises, ensaios ou manutenção/calibração, como prestador de serviço interno ou externo, qualificando as empresas a requererem, após a implementação, acreditação (ou credenciamento) junto a órgãos competentes para serviços de metrologia e/ou ensaios.

Conteúdo programático:
– Requisitos Gerais para Capacitação de Laboratórios;
– Organização e Gerenciamento;
– Sistema da Qualidade do Laboratório em conformidade ISO 17025;
– Qualificação dos Recursos Humanos;
– Instalações, Equipamentos e Materiais de Referência;
– Rastreabilidade de Medição e Calibração;
– Métodos e Procedimentos;
– Registros, Certificados e Relatórios;
– Subcontratação de Serviços;
– Serviços de Apoio e Fornecimentos Externos;
– Análise Crítica e Ações Corretivas/Preventivas.

ISO 45001:2018 – AUDITOR INTERNO

Domine requisitos e estratégias que envolvem uma auditoria interna do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional!

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 16 horas

Público Alvo:
Profissionais que já atuam ou tem interesse em atuar como auditor na área de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional.

Objetivo:
Qualificar os profissionais para atuarem como Auditores Internos do Sistema de Saúde e Segurança Ocupacional na empresa, disseminar o conceito de auditoria como ferramenta gerencial na administração e na detecção de oportunidades de melhoria.

Conteúdo programático:
– Sistema de Gestão;
– Introdução e Conceitos de Sistemas da Qualidade;
– Principais evoluções dos Sistemas de Gestão;
– Princípios básicos de Saúde e Segurança;
– Revisão da norma ISO 45001;
– Processo de Auditoria;
– Conceitos de Auditorias da Qualidade NBR ISO 19011;
– Classificação de Auditorias;
– Planejamento de Auditorias;
– Metodologia da Auditoria;
– Preparação da Auditoria;
– Execução da Auditoria;
– Relatório da Auditoria;
– Perfil e Qualificação do Auditor;
– Comunicação Durante a Auditoria;
– Comportamento do Auditor.

ISO 45001:2018 – LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA NORMA

Saiba como implantar e melhorar o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional!
Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 8 horas

Público Alvo:
Profissionais que já atuam ou tem interesse em atuar na área de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional.

Objetivo:
Capacitar o participantes e interpretar e implementar os requisitos da Norma ISO 45001:2018.

Conteúdo programático:
– Introdução ao Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional;
– Conceitos e Princípios de Segurança;
– Compatibilidades com outros Sistemas de Gestão;
– Escopo;
– Termos e Definições;
– Análise e Implementação dos Requisitos da ISO 45001:2018;
– Exercícios práticos, estudos de casos e simulações em sala.

ISO 45001:2018 – UPGRADE PARA A INTERPRETAÇÃO DOS REQUISITOS

Conheça as mudanças importantes da nova versão ISO 45001:2018!

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 8 horas

Público Alvo:
Todas empresas certificadas na norma ISO 45001:2018 e profissionais que atuam na área de sistema de gestão qualidade.

Objetivo:
Atualizar os participantes das mudanças e os impactos da nova versão da norma ISO 45001:2018 no sistema de gestão.

Conteúdo programático:
– Nova estrutura;
– Novos conceitos e terminologia;
– Contexto da organização;
– Liderança e participação dos trabalhadores;
– Planejamento para abordar riscos e oportunidades e de Objetivo:s de SSO;
– Suporte;
– Operação;
– Avaliação de desempenho;
– Melhoria.

ISO 9001:2015 – FORMAÇÃO DE AUDITOR INTERNO DA QUALIDADE (SGQ)

Domine os requisitos e estratégias que envolvem a auditoria interna da Qualidade ISO 9001:2015!

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 16 horas

Público Alvo:
Todos os colaboradores das organizações certificadas e ou em processo de certificação e para todos os profissionais interessados em conduzir auditorias internas do sistema de gestão da qualidade em Conformidade com a ISO 9001:2015.

Objetivo:
Capacitar os participantes a planejar, conduzir e executar auditorias internas de sistema de gestão da qualidade.

Conteúdo programático:
– Objetivo:s de Sistema de Gestão Qualidade;
– Definições e Terminologias da ISO 9000;
– Revisão dos requisitos da norma ISO 9001:2015;
– A Gestão de Riscos através da abordagem por processos;
– Auditoria do Sistema de Gestão em Conformidade ISO 19011;
– Etapas da Auditoria:
– Metodologia da Auditoria da Qualidade;
– Planejamento da Auditoria;
– Execução da Auditoria;
– Relatório da Auditoria;
– Perfil e Qualificação do Auditor;
– Comunicação Durante a Auditoria;
– Exercícios práticos.

ISO 9001:2015 – FORMAÇÃO DE GESTOR DA QUALIDADE

Qualifique -se para ser gestor do sistema de gestão da Qualidade da norma ISO 9001:2015!

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 12 horas

Público Alvo:
Todo profissional que atua ou pretende atuar na implementação e manutenção de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015.

Objetivo:
Capacitar o Gestor do Sistema de Gestão da Qualidade no gerenciamento e manutenção do sistema.

Conteúdo programático:
– Histórico da Qualidade;
– O papel do gestor do sistema de gestão da qualidade;
– Introdução ao sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2015;
– Aplicação do ciclo PDCA (Plan Do Check Act);
– Como estruturar o sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2015;
– Os requisitos da norma ISO 9001:2015;
– A Documentação do sistema de gestão da qualidade;
– Como implementar e alcançar os Objetivo:s da qualidade;
– Construindo Indicadores de gestão;
– Planejamento da auditoria interna do Sistema de Gestão da Qualidade;
– Coordenação do contrato de certificação.

ISO 9001:2015 – LEITURA E INTERPRETAÇÃO DOS REQUISITOS DA NORMA

Domine os requisitos para implantar e melhorar o Sistema de Gestão da Qualidade da sua organização!

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 16 horas

Público Alvo:
Todo profissional que atua ou pretende atuar na área de gestão da qualidade.

Objetivo:
Capacitar o participante na interpretação e implementação dos requisitos da ISO 9001:2015 , compreendendo os conceitos, fundamentos e princípios da Gestão da Qualidade.

Conteúdo programático:
– Histórico da revisão da ISO 9001:2015;
– Referencias normativas;
– Termos e definições;
– Requisitos da ISO 9001:2015;
– Contexto da Organização: análise do ambiente interno e externo, partes interessadas, escopo e Sistema de Gestão e processos;
– Liderança: liderança e comprometimento, política de qualidade, funções, responsabilidade e autoridade;
– Planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade: riscos e oportunidades, Objetivo:s da qualidade e planejamento de mudanças;
– Suporte: recursos, competência, consciência, comunicação e informação documentada;
– Operação: planejamento e controle, requisitos de produtos e serviço, projeto e desenvolvimento, controle de produto e serviço, produção e prestação de serviço;
– Avaliação de Desempenho: satisfação do cliente, auditoria interna e gestão de avaliação;
– Melhoria: não-conformidade e medidas corretivas;
– Processo de certificação da empresa;
– Exercícios práticos, estudos de casos e simulações em sala.

ISO/IEC 31010 – GERENCIAMENTO DE RISCO

O risco pode ser avaliado em qualquer nível de operações ou Objetivo:s da empresa. Saiba como!

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 8 horas

Público Alvo:
Diretores, Gerentes, Engenheiros, Técnicos e Especialistas atuantes no Sistema de Gestão.

Objetivo:
Capacitar os participantes quanto a Especificação do produto e melhoria contínua dos Processos visando a condução de ações corretivas e preventivas e identificação das causas chaves dos problemas

Conteúdo programático:
– Processo geral de Gestão de Riscos da qualidade;
– Responsabilidades;
– Iniciando um processo de gestão de risco;
– Determinação, controle e comunicação do risco.
– Análise do Risco;
– Metodologias de Gestão de Riscos;
– Integração de Gestão de Risco da qualidade na indústria;
– Aplicação de métodos e ferramentas de Gestão de Risco: Failure Mode Effects Analysis (FMEA) /Modo de Falha, Efeitos e Análise da Criticidade (FMECA), Análise preliminar de perigo (APP) / Preliminary Hazard Analysis (PHA), Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) / Hazard Analysis & Critical Control Points (HACCP), Estudo do Perigo e Operabilidade – Hazard and operability study (HAZOP).
– Ferramentas de Apoio Estatístico,
– Aplicações e estudos de caso para a Gestão de Risco.

MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Domine as ferramentas de mapeamento de processos organizacionais e gerencie os mesmos de acordo com as estratégias da organização!

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 12 horas

Público Alvo:
Gerentes, coordenadores, técnicos e profissionais que querem desenvolver uma visão holística organizacional.

Objetivo:
Qualificar o participante a identificar os processos e atividades dentro da organização bem como mapear, analisar, melhorar e modelar processos.

Conteúdo programático:
– Visão de processo;
– Conceitos de processos e modelagem;
– Ferramentas mais usadas para mapear processos;
– Os dez passos para mapear e modelar um processo;
– Indicadores de Gerenciamento de processo;
– Exercícios práticos.

MASP – MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Aplicação eficaz do MASP para a melhoria contínua!

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 12 horas

Público Alvo:
Profissionais envolvidos em todos os níveis da organização

Objetivo:
Saiba como implementar o MASP eficaz, usando um método estruturado e sistemático para o desenvolvimento de um processo de melhoria continua.

Conteúdo programático:
– Introdução e Objetivo:s;
– Conceitos básicos de Qualidade;
– Motivos de falhas na solução de problemas;
– O Ciclo PDCA;
– Técnicas de Solução de Problemas;
– As Ferramentas da Qualidade: Coleta de dados, Histograma, Diagrama de Pareto;
Brainstorming, Diagrama de Ishikawa “Causa e Efeito”, 5W, Fluxograma, matriz GUT e Gráfico Sequencial;
– As 8 Disciplinas (etapas) para a Identificação/Solução do Problema:
1D – Identificar o Problema e Formar Equipe de Trabalho;
2D – Descrever o Problema;
3D – Desenvolver Ações Imediatas de Contenção;
4D – Identificar a Causa Raiz;
5D – Desenvolver Ação Corretiva e Comprovar Eficácia da Ação;
6D – Implementar Ação Corretiva;
7D – Evitar Recorrência “Ações Preventivas”;
8D – Reconhecer o Trabalho;
– Exemplos de aplicação das ferramentas básicas da Qualidade ;
– Estudos de Casos.

NBR ISO 9001 NBR ISO 14001 e ISO 45001 – AUDITOR INTERNO INTEGRADO (SGI)

Domine requisitos e estratégias que envolvem uma auditoria integrada!

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 20 horas

Público Alvo:
Profissionais que já atuam ou tem interesse em atuar como auditor na área de Sistema de Gestão Integrado.

Objetivo:
Este curso visa capacitar o participante a planejar e executar auditorias internas no sistema de gestão integrado (SGI) da empresa e em fornecedores. O participante além de estar apto a auditar, aprenderá a interpretar os requisitos das normas NBR ISO 9001 NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001 de forma integrada, desta forma a promover a melhoria contínua no Sistema.

Conteúdo programático:
– Sistemas de Gestão Integrado – SGI;
– Introdução e Conceitos de Sistemas da Qualidade;
– Principais evoluções dos Sistemas de Gestão;
– Definição e conceituação de processos;
– Princípios básicos de Qualidade;
– Princípios básicos de Meio Ambiente;
– Princípios básicos de Saúde e Segurança;
– Revisão das normas NBR ISO 9001 NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001;
– Processo de Auditoria;
– Conceitos de Auditorias da Qualidade NBR ISO 19011;
– Classificação de Auditorias;
– Planejamento de Auditorias;
– Metodologia da Auditoria da Qualidade;
– Preparação da Auditoria;
– Execução da Auditoria;
– Relatório da Auditoria;
– Perfil e Qualificação do Auditor;
– Comunicação Durante a Auditoria;
– Comportamento do Auditor.

REDAÇÃO E TRATAMENTO DE NÃO-CONFORMIDADES

Saiba como descrever uma não-conformidade observada e suas tratativas para obter melhores resultados!

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 12 horas

Público Alvo:
Gestores, especialistas, técnicos e demais interessados em aperfeiçoar a redação e descrição de não-conformidades e suas tratativas.

Objetivo:
Este curso visa qualificar os profissionais a avaliar os impactos de não conformidades mal redigidas e sem o tratamento adequado para o Sistema de Gestão da Qualidade bem como compreender os conceitos das não-conformidades e suas tratativas.

Conteúdo programático:
– Conceitos e definições básicas: Conformidade, Não conformidade, Ação corretiva, Ação preventiva;
– Principais geradores de não-conformidades;
– Análise da redação da não-conformidades;
– Tratamento de não-conformidades:
– Investigação da causa;
– Ferramentas para ações corretivas eficazes e abrangentes;
– PDCA na analise das não conformidades;
– Metodologia de Análise e Solução de Problema (MASP);
– Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa);
– Diagrama de Pareto;
– 5W e 2H;
– Disposição, ação corretiva e ação preventiva;
– Verificação de implementação e eficácia das ações corretivas;
– Estudo de Caso/Workshop;
– Requisitos normativos da ISO 9001 associados com o tratamento de não conformidades.

SASSMAQ – FORMAÇÃO DE AUDITOR INTERNO

Seja auditor interno SASSMAQ e melhore a gestão do Sistema da Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade – SASSMAQ versão 2014!

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 16 horas

Público Alvo:
Responsáveis Técnicos, Responsável Legal, Coordenadores do sistema de gestão de segurança, saúde, meio ambiente, Qualidade e demais Profissionais interessados em capacitar-se no tema.

Objetivo:
Capacitar profissionais de empresas de transporte e distribuição de produtos químicos na interpretação e no processo de implantação do Sistema da Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade – SASSMAQ, além de apresentar as principais mudanças entre esta edição 2014 e a versão 2005 do programa.

Conteúdo programático:
– Apresentação e Objetivo:s do SASSMAQ;
– Revisão da SASSMAQ Versão 2014;
– Requisitos dos clientes do transporte rodoviário de produtos químicos;
– Apresentação do Guia e do Questionário de Avaliação de Transporte Rodoviário;
– Tipos e categorização das questões do SASSMAQ;
– Análise dos requisitos do SASSMAQ;
– Quesitos por Área de Avaliação;
– Unidades Avaliadas;
– Licenças Obrigatórias;
– Características da Frota;
– Análise dos Quesitos Mandatórios;
– Indicação de Investimentos.

SASSMAQ – LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Aprenda a identificar, avaliar e entender a Legislação aplicada ao transporte rodoviário de produtos perigosos

Área de Atuação: Gestão da Qualidade

Duração: 8 horas

Público Alvo:
Profissionais envolvidos no levantamento de Requisitos legais aplicáveis ao Sistema de Gestão Integrada – SASSMAQ, incluindo técnicos, engenheiros e demais profissionais que atuam na área de logística e transportes da indústria química, transportadores e expedidores dos canais de distribuição.

Objetivo:
Capacitar os profissionais das organizações transportadoras a identificar, avaliar e entender as principais legislações aplicáveis ao transporte rodoviário de produtos, com foco em produtos químicos perigosos, de forma a atender às exigências do Manual de SASSMAQ – ABIQUIM.

Conteúdo programático:
– Legislação Brasileira para Transporte de Produtos Perigosos;
– Abordagem de verificação da implementação dos requisitos legais do transporte;
– Itens Mandatórios do SASSMAQ;
– Centrais;
– Específicos (Transporte Rodoviário);
– Principais requisitos legais aplicáveis;
– Federal e Estadual;
– Referências de alguns municípios;
– Detalhamento do Decreto 96.044;
– Detalhamento da Resolução 420 do Ministério dos Transportes;
– Detalhamento do Código Nacional de Trânsito;
– Esclarecimentos de Resoluções CONTRAN;
– Esclarecimentos sobre NBRs aplicáveis;
– Procedimento para identificação e avaliação de requisitos legais;
– Sistemática de atualização de requisitos legais.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Proporcionar ao estudante uma visão geral do processo de PCP – Planejamento e Controle da Produção, capacitando-o com ferramentas e conhecimentos fundamentais para a prática desta função.

Duração: 8H

Conteúdo programático:
– Conceitos e Evolução do PCP
– Conceito do TOC – Sistema de programação com a Teoria das Restrições
– Sistemas de informação para o Planejamento da Produção
– MRP – Planejamento de Necessidades de Materiais
– MPS – Plano Mestre de Produção – Gestão da demanda e políticas de planejamento
– Utilização dos recursos disponíveis
– Introdução ao sistema de Produção Enxuta
– Previsão de vendas X Capacidade dos recursos produtivos
– Levantamento do desempenho do processo – Eficiência, Produtividade, Indicadores
– Programação, Acompanhamento e Controle da Produção
– Controle do chão de fábrica; comunicação entre departamentos; ordens de fabricação
– Cálculo da Eficiência, Produtividade, Indicadores
– Critérios de formação de sequencias (ordem de produção)
– Exercícios