Seis Sigma (ou Six Sigma)?
É uma metodologia de Excelência Operacional que tem por objetivo medir e analisar dados para resolução de problemas complexos associados aos desperdícios e variabilidade dos processos.
Lean?
Traduzido do inglês, a palavra Lean Manufacturing significa Manufatura enxuta. Sendo assim, o Lean Manufacturing, também conhecido como Sistema Toyota de Produção, atua de forma a buscar utilizar o mínimo de recursos, reduzindo ou até eliminando atividades que não agregam valor, por meio da identificação dos 8 desperdícios propostos pela metodologia.
Como nasceu o Lean Six Sigma?
Usar mais técnicas de resolução de problemas pode ajudar a resolver um número maior e vários problemas de negócios. A partir dos anos 80, consultores treinados em ambas as técnicas perceberam a sinergia entre o Lean e o Seis Sigma e começaram a pressionar pela combinação das diferentes ferramentas do Seis Sigma (focado na melhoria da qualidade) e do Lean (focado na remoção de resíduos). Assim, o Lean Six Sigma (LSS) nasceu. Uma abordagem de gerenciamento, LSS amplifica os pontos forte e minimiza as fraquezas de ambas as abordagens quando usado sozinho.
Na prática, o Lean Six Sigma é muito mais do que uma metodologia de gestão de processos. Para obter todos os benefícios que podem ser oferecidos, ele deve se tornar parte da cultura organizacional. Isso só é possível quando há um verdadeiro comprometimento de toda a empresa, desde o nível hierárquico operacional até o alto escalão.
Na medida em que o modelo é implementado, os setores começam a mudar sua mentalidade a respeito dos processos que executam e isso faz com que ele seja muito mais produtivo e rentável. A diferença na forma como os problemas são resolvidos e o nível de responsabilidade sobre a entrega bem-feita de cada etapa são visíveis.
Nas organizações mais bem-sucedidas, até mesmo os fornecedores fazem parte da estratégia. Isso garante os melhores insumos nos momentos mais propícios. Assim, toda a cadeia de produção passa a ficar mais voltada à qualidade e rapidez na entrega do produto final ao consumidor.
As vantagens desse método
A principal vantagem do Lean Six Sigma é melhorar o resultado financeiro da empresa. Além disso, outros benefícios podem ser destacados:
- Satisfação do Cliente: O Lean Six Sigma permite que as empresas aprimorem seus processos e controle de qualidade. Isso, por sua vez, proporciona produtos e serviços melhores em termos de preço, qualidade e menores taxas de defeitos, por exemplo.
- Fidelidade do cliente: Consistência na qualidade é algo que seus clientes percebem. É muito mais provável que você consiga repetir negócios se seus clientes estiverem sempre satisfeitos.
- Melhor desempenho dos funcionários: O Lean Six Sigma não é apenas algo que se restringe à administração da empresa. Pelo contrário, deve permear o trabalho diário de todos os níveis hierárquicos da organização. Os funcionários aprendem a ter um melhor desempenho no trabalho, além de definir e superar metas.
Certificações em Lean Six Sigma
Os níveis de certificação Seis Sigma são divididos em faixas (belts):
- White Belt
- Yellow Belt;
- Green Belt;
- Black Belt;
- Master Black Belt;
Um “belt” significa experiência em outras palavras, os praticantes recebem um título de “Belt” (faixa preta, faixa verde, faixa amarela) que corresponde ao nível de experiência. É uma ideia similar à da hierarquia em artes marciais, com cintos coloridos mais escuros indicando mais experiência (mais treinamento, mais conhecimento e habilidades).
Projetos Lean Six Sigmas – Método DMAIC
DMAIC opera em cinco pilares que conduzem as ações de produtividade: É uma das bases das ferramentas de qualidade do Lean Seis Sigma, sendo que em cada uma de suas etapas podem ser aplicados outros métodos que contribuem para o entendimento e para as tomadas de decisão:
Definir: momento em que se identifica qual o problema do processo e quais os resultados esperados com as próximas ações.
Medir: coleta de dados, preferencialmente quantitativos, para entender o cenário e parâmetros do que se pretende melhorar.
Analisar: busca pela causa raiz do problema, passando pela validação que certifique o caminho.
Melhorar (Improve, em inglês) planejamento de ações que podem solucionar a causa raiz, testando as possíveis resoluções.
Controlar: verificação da efetividade das ações e identificação de oportunidades de melhorias.