Diante dos prejuízos causados pelo aquecimento global e deterioração do meio ambiente, a sustentabilidade se tornou um conceito central para o mundo dos negócios. Além disso, há mais atenção relacionada a temas ligados à sociedade e a práticas anticorrupção.
Logo, quem tem uma empresa precisa entender o que é a sigla ESG e como se alinhar a esse conceito. Isso porque investidores e clientes estão mudando seus hábitos de consumo, priorizando produtos e companhias que tragam impactos positivos para a sociedade.
Se você é empresário e não sabe que é ESG, chegou o momento de conferir o conceito e qual é a sua importância para as empresas. Acompanhe!
O que é ESG?
A sigla ESG representa as palavras environmental, social and governance — ou ambiental, social e governança (ASG), em tradução para o português. Essas são três áreas interconectadas que o mercado considera para avaliar a sustentabilidade e o impacto global de empresas e suas atividades.
Confira cada um deles!
Ambiental
A área diz respeito à gestão sustentável dos recursos naturais, evitando desperdício e degradação. Além disso, ela envolve a redução de emissões de carbono e gases que provocam o efeito estufa, criando projetos ambientais para compensação.
Empresas que adotam essa prática buscam reduzir a chamada pegada ecológica, contribuindo para a preservação da biodiversidade, ecossistemas e recursos hídricos. Assim, elas minimizam os impactos negativos sobre o meio ambiente.
Social
O conceito está relacionado à inclusão e diversidade, de modo a promover o respeito e valorização das diferenças. Na área social, as empresas podem criar ambientes com condições de trabalho justas, garantindo direitos e benefícios para a equipe, buscando equidade e participação de todos.
Isso envolve o cumprimento das leis trabalhistas e normas de segurança, proporcionando ambientes de trabalho seguros e motivadores. Também é considerado o envolvimento comunitário, de modo a contribuir para o desenvolvimento social e econômico local.
Governança
A governança está ligada à transparência e ética nos negócios, envolvendo a condução das atividades empresariais com honestidade, integridade e responsabilidade. Companhias que a adotam buscam divulgar informações relevantes sobre gestão, resultados e riscos.
Elas ainda seguem princípios éticos e desenvolvem políticas de combate à corrupção. Para elevar a sua governança corporativa, muitas empresas se valem de auditorias e conselhos independentes qualificados para supervisionar a gestão e proteger os interesses dos acionistas.
Qual a importância do ESG para empresas?
Como você viu, os critérios ESG apresentam uma amplitude que promove a responsabilidade empresarial. Ao incorporar práticas alinhadas à sustentabilidade social, ambiental e de governança, a empresa otimiza a gestão de recursos humanos e materiais, e fortalece os laços com a comunidade.
Essa pode ser uma estratégia para dar uma resposta às demandas da sociedade, enquanto permite ao negócio se destacar no mercado. Afinal, o ESG sinaliza a sensibilidade da empresa às questões ambientais e seu compromisso com a responsabilidade social.
O comprometimento excede o mero cumprimento de obrigações legais. Na realidade, ele revela uma disposição ativa da companhia para contribuir positivamente com a manutenção do meio ambiente e o bem-estar da comunidade.
Então empresas que priorizam o ESG ganham a confiança e a fidelidade dos consumidores, um grupo cada vez mais consciente e exigente. Esse fator tem o potencial de impulsionar a solidificação do posicionamento do negócio como um agente positivo na sociedade.
Desse modo, a melhoria da reputação da organização serve como um alicerce para a construção de uma marca robusta. A comunidade de investidores e financiadores, cientes da importância do ESG, reconhece as empresas que o incorporam como menos expostas a riscos.
Isso porque, ao antecipar possíveis impactos negativos resultantes de fatores ambientais e sociais, a companhia consegue identificar vulnerabilidades e mitigar prejuízos. O enfoque proativo prepara o negócio para enfrentar desafios com maior capacidade de adaptação e recuperação.
Dessa maneira, a organização ganha maior credibilidade no mercado, facilitando o acesso a recursos financeiros e a investimentos mais atrativos. A soma desses fatores tende a proporcionar um futuro empresarial mais sustentável e lucrativo.
Como aplicar esse conceito no negócio?
Agora que você sabe o que é ESG e sua importância para uma empresa, falta aprender como aplicar esse conceito em seu negócio. O processo estratégico envolve uma série de passos, delineando um caminho para a transformação sustentável.
Veja o que é preciso fazer!
Avaliação interna
O primeiro passo consiste em realizar um diagnóstico detalhado das práticas da companhia em relação aos critérios ESG. Essa avaliação envolve a verificação cuidadosa dos pontos fortes e fracos da empresa, bem como das oportunidades de melhoria e dos riscos de impacto negativo.
Uma análise crítica nesse sentido permite identificar as áreas prioritárias para a criação de um planejamento estratégico de aprimoramento. É importante destacar que qualquer mudança também deve estar alinhada com os objetivos da empresa e as expectativas dos seus investidores.
Definição de metas
Após o diagnóstico, é possível estabelecer metas claras, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Elas deverão orientar as ações da empresa para melhorar seu desempenho nos aspectos ambientais, sociais e de governança.
De todo modo, os objetivos devem estar integrados à missão, cultura, visão e valores da organização. A ideia é demonstrar uma atitude proativa e transparente em relação à sustentabilidade, à ética corporativa e aos propósitos da organização.
Engajamento dos clientes e investidores
Uma forma de aumentar as chances de aplicar os conceitos ESG no seu negócio é fomentar a participação e o comprometimento dos diversos públicos interessados nessa iniciativa. Esse envolvimento visa criar valor compartilhado, fortalecer a reputação e cultivar a confiança.
Ao integrar as perspectivas e expectativas dos clientes e investidores, a empresa constrói relações duradouras e sustentáveis. A premissa é que todos sejam beneficiados durante o processo, trazendo vantagens à sociedade e ao meio ambiente.
Consultorias especializadas
Outra maneira de facilitar a implementação desses conceitos no seu negócio é contar com o suporte de consultorias especializadas em ESG. Elas desempenham um papel fundamental na orientação, capacitação e avaliação das iniciativas implementadas.
O suporte de profissionais qualificados pode ser determinante para assegurar que a empresa esteja alinhada com as normas e padrões internacionais de sustentabilidade. Isso geralmente se dá com a implementação de treinamentos e auditorias voltadas às práticas ESG.
Dessa forma, a empresa pode se beneficiar de uma maior credibilidade, competitividade e resiliência no mercado. Assim, ela terá condições de se posicionar como um agente ativo na construção de um futuro empresarial mais sustentável, ético e resiliente.
Após conferir o que é ESG, você tem maiores condições de verificar se a sua adoção faz sentido ou se é viável para o seu negócio. Sendo o caso, não deixe de contar com uma consultoria, que poderá orientar e conduzir a implementação dessas práticas.
Você quer aprender mais sobre sustentabilidade? Confira nosso post sobre a certificação ISO 14001!