É a elaboração e implantação de processos e normas voltadas a direção da empresa, que tem por objetivo criar uma cultura de acompanhamento e demonstração dos resultados de forma confiável e contínua.
Nos últimos o Brasil tem observado a aderência de várias companhias ao modelo de Governança, em especial as empresas de menor porte.
Isto deve-se, entre outros, ao fato da necessidade dos empresários em preservar a lucratividade das organizações.
Na maioria das empresas este processo se inicia com um acordo de acionistas / cotistas, onde os pontos mais sensíveis da relação entre os sócios são definidos, minimizando conflitos futuros.
Outro fator importante para implantação da Governança é a confiabilidade das informações apresentadas, processos confiáveis e auditados devem ser esturrados. Os resultados devem ser divulgados em períodos pré-definidos
Além dos itens acima, temos que citar os princípios básicos da Governança Corporativa?
Transparência – Disponibilizar todas as informações solicitadas pelas partes interessadas.
Equidade – Todos devem tratados com igualde dentro da organização.
Responsabilidade Corporativa – Os responsáveis pela governança devem prezar pela viabilidade econômico-financeira do negócio como sua prioridade.
Prestação de contas – Os gestores devem prestar contas de seus atos de forma clara e transparente
O modelo é colocado na prática através da formação de um conselho de cotistas que reúne periodicamente em intervalos definidos os sócios da empresa para apresentação dos resultados. É fundamental um roteiro de apresentação que demonstre a evolução dos pontos monitorados.
Nos próximos artigos iremos detalhar como implementar os elementos da governança.