A auditoria interna é um importante processo de avaliação e monitoramento das atividades empresariais para manter a conformidade com as principais normas internacionais. Assim, contar com os benefícios da terceirização da atividade tende a melhorar os resultados proporcionados.

Com o procedimento, você consegue evitar problemas em avaliações, proporcionar processos de qualidade e mitigar problemas. Além disso, buscar a adequação a certificações importantes — como a NBR ISO 9001 — pode ser um diferencial estratégico para o negócio.

Mas por que contratar uma empresa externa para a auditoria interna? Confira 5 benefícios da terceirização a seguir!

1. Suporte de profissionais especializados

A terceirização da auditoria interna representa mais do que uma delegação de tarefas para minimizar o impacto sobre o corpo de funcionários da empresa. A opção permite que o negócio conte com a expertise de profissionais que dominam as principais normas aplicadas ao negócio.

O parceiro contratado deverá estar habituada, por exemplo, a produzir planos de auditoria interna — ela pode até ter um modelo já preparado. Mesmo que o planejamento seja personalizado, essa padronização auxilia a reduzir falhas que podem comprometer a avaliação de uma certificação ISO, por exemplo.

Ademais, o conhecimento técnico da equipe externa tem capacidade de gerar insights relevantes para a empresa. Outro ponto positivo é que a perspectiva de fora ajuda a oxigenar os processos existentes.

Nesse contexto, a Qualimaster tem décadas de experiência na consultoria empresarial e na realização de auditorias de qualidade, inclusive para questões específicas. Alguns exemplos são gestão ambiental, de alimentos e de saúde.

2. Redução de custos operacionais

Além de trazer conhecimento externo, melhorando resultados na empresa, a terceirização ajuda na redução de custos operacionais com auditoria interna. A primeira razão para isso é a elevação da qualidade.

Quando os processos internos são feitos alinhados com os padrões internacionais, você consegue reduzir desperdícios e aprimorar os resultados de cada ação interna. Porém, não é só nesse ponto que a empresa reduz custos.

Caso a avaliação fosse feita por membros dos times internos, esses colaboradores seriam deslocados de suas funções habituais. Por consequência, as atividades rotineiras seriam diminuídas ou paralisadas — o que prejudicaria as entregas das equipes.

Além disso, auditorias como as realizadas pela Qualimaster são personalizadas conforme a necessidade da organização. Assim, questões não relacionadas com o core business podem ser dispensadas. Você terá uma avaliação completa, mas direcionada e focada em seu segmento.

3. Aumento da eficiência

Ao terceirizar a auditoria interna, a empresa continua funcionando plenamente — mantendo a eficácia do negócio, como visto. Porém, não é apenas nesse ponto que a contratação de um serviço especializado proporciona ganhos de produtividade.

A própria auditoria é feita com maior sucesso e em menos tempo, já que a contratada tem experts no processo. A experiência deles faz com que as avaliações e adequações sejam mais precisas, com menos chances de erros.

Outra vantagem é que esses profissionais externos conseguem trazer sua bagagem sobre possíveis mudanças que vão além das conformidades às normas. Muitas delas, inclusive, podem ter sido aplicadas em segmentos semelhantes ao da companhia.

Ao proporcionar uma avaliação personalizada, a Qualimaster analisa os sistemas de gestão e procedimentos do negócio de forma fluida e produtiva. Afinal, os processos não devem focar apenas em cumprir o checklist de adequações das normas.

4. Objetividade nas avaliações

Além de proporcionar eficiência e redução de custos, contar com uma equipe externa permite ter uma visão neutra e objetiva. Quando os gestores chamam membros de times internos para fazer a auditoria, há o risco de os colaboradores se sentirem inibidos no momento de alertar sobre os problemas que encontraram na avaliação.

Muitas vezes, isso se deve a lideranças que encaram uma sugestão de melhoria como uma crítica e podem não responder tão bem ao feedback. Consequentemente, os colaboradores envolvidos em auditorias tendem a não apresentar tudo que veem como oportunidade de otimização de processos.

Portanto, esse é um dos maiores benefícios da terceirização das auditorias internas: não há uma inibição dos auditores em apontar pontos críticos, caso os encontrem. Então, ao receber o relatório final, você poderá ficar seguro de que não foram excluídos aspectos importantes da avaliação.

Mais um ponto relevante é que o feedback oferecido pela empresa terceirizada é elaborado em um formato personalizado. Assim, o documento permite uma melhor visualização das sugestões de melhorias e de como aplicá-las da forma mais adequada possível.

5. Redução de erros na auditoria interna

Como visto, a objetividade nas avaliações é um ponto essencial para o sucesso das auditorias internas. Porém, o negócio também se beneficia de um olhar que não está viciado pelo tempo de exposição aos processos internos.

Esse é um ponto recorrente que, muitas vezes, prejudica o resultado das avaliações. Determinados aspectos podem passar despercebidos pelas equipes internas. Afinal, eles já fazem parte do dia a dia e os colaboradores tendem a se habituar a eles.

Ao longo do tempo, esses vícios podem prejudicar a qualidade dos processos. Mas a avaliação externa de uma empresa terceirizada consegue identificar essas questões, que ficam visíveis diante do olhar treinado de experts no assunto.

Caso o negócio esteja em segmentos que possuem exigências diferenciadas — como o setor alimentício e o de saúde —, a prática ganha maior importância. O motivo é que ela ajuda a evitar falhas com potencial de gerar sanções.

O mesmo vale para adequações de compliance, garantindo conformidade com a lei vigente. A auditoria consegue identificar pontos que podem ferir os dispositivos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Além de identificar esses aspectos com mais facilidade, há chance de os profissionais de uma empresa terceirizada terem ideias interessantes para resolver a questão. Essa capacidade vem, principalmente, do conhecimento técnico sobre o assunto e de experiências bem-sucedidas.

Assim, o negócio tem a oportunidade de desfrutar de uma mudança interna relevante, que pode ser “fora da caixinha”. Essas alterações conseguem melhorar não só a qualidade e eficiência das operações, mas também a satisfação dos colaboradores e clientes.

Conclusão

Agora você sabe quais são os 5 principais benefícios da terceirização da auditoria interna. Esse processo pode ser determinante para o sucesso da empresa — inclusive, na obtenção de certificações importantes. Então escolha bem a parceira que avaliará a organização.

Você deseja uma auditoria personalizada que proporcione as adequações necessárias ao negócio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!