Para manter a competitividade no mercado, as empresas precisam buscar formas de otimizar processos, minimizar erros ou práticas ineficazes. Nesse sentido, a auditoria interna pode ser uma aliada do negócio.

Afinal, a relevância dessa prática não se resume à detecção de falhas nos processos. Ela pode ser implementada para garantir um maior controle gerencial interno, promovendo mais transparência e confiança no mercado.

Neste artigo, você entenderá o que é auditoria interna e por que esse processo é fundamental para o sucesso de médias e grandes empresas. Não perca!

O que é auditoria interna?

A auditoria interna é um processo realizado por profissionais que pertencem à própria empresa ou que foram contratados por ela com essa finalidade. O objetivo é avaliar e monitorar a eficácia das atividades, e a conformidade delas com as normas internas e externas.

Desse modo, os auditores visam garantir que as operações da empresa estejam de acordo com as metas e indicadores estabelecidos. Eles também devem assegurar a continuidade das atividades, a proteção dos ativos e otimizar os processos, especialmente os de gestão.

Nesse sentido, vale entender a diferença entre a auditoria interna e externa. Enquanto a primeira é realizada por pessoas que atuam na própria empresa, a segunda é conduzida por profissionais independentes, contratados por organizações terceirizadas.

Outra diferença é que a auditoria interna visa analisar, principalmente, a eficiência dos procedimentos internos e a conformidade com as políticas da companhia. Já a auditoria externa se concentra na análise de demonstrações financeiras e na adequação dos registros.

Assim, a auditoria externa costuma se voltar para o cumprimento das normas contábeis, especialmente em relação à veracidade dos registros. Ela ainda cuida das demais leis pertinentes.

Por isso, ao contratar auditores externos, é preciso que eles sejam registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Isso garante que os profissionais farão uma análise independente e imparcial das informações financeiras divulgadas pela organização.

Quais são os principais tipos de auditoria interna?

Além de saber o que é uma auditoria interna, é válido conhecer os principais tipos que podem apoiar os processos de médias e grandes empresas.

Confira!

Auditoria interna da ISO 45001:2018

Esse tipo de auditoria tem o objetivo de melhorar as condições de saúde e segurança dos trabalhadores da organização. Para isso, ela atesta que a empresa implementou e mantém um sistema de gestão.

O processo também fornece aos gestores informações estratégicas para a tomada de decisão. O motivo é que os dados podem ser usados para a elaboração de um plano de ação que ajude a empresa a alcançar seus objetivos.

Auditoria interna da qualidade — NBR ISO 9001

A auditoria interna da qualidade visa criar competitividade nas empresas por meio de um melhor desempenho dos processos. Ela ocorre a partir da análise das atividades e indicadores, sendo utilizada para melhorar as operações da organização.

Auditoria interna NBR ISO 10002

O objetivo do processo é criar valor para a empresa como um negócio sustentável. Esse resultado é obtido a partir de auditorias feitas com regularidade e alinhadas ao setor de gerenciamento da qualidade.

Desse modo, ela visa garantir que exista um controle de qualidade eficaz no negócio, cumprindo as exigências do mercado e dos clientes. Isso faz com que haja maior confiabilidade dos produtos ou serviços oferecidos pela organização.

Auditoria interna PBQP-H

Voltada para uma gestão eficaz, esse tipo de auditoria interna também deve estar ligada ao setor de gerenciamento da qualidade, mas relacionada ao setor de construção. Portanto, ela é mais um processo capaz de promover confiabilidade dos produtos e serviços, permitindo cumprir as exigências definidas pelos clientes e normas vigentes.

Por que contar com essa estratégia em médias e grandes empresas?

Sabendo mais sobre a auditoria interna, é hora de entender por que ela é importante para médias e grandes empresas. Primeiramente, o processo permite identificar e avaliar os riscos operacionais, financeiros e de conformidade.

Esse conhecimento ajuda a empresa a tomar decisões embasadas para mitigar esses riscos. A avaliação dos processos internos também tem como função identificar ineficiências, redundâncias e oportunidades de melhoria.

Assim, o auditor pode sugerir ajustes nos procedimentos para aumentar a eficiência operacional. Outro ponto importante é a verificação do cumprimento de regulamentações governamentais, leis e normas do setor. Ela é essencial para evitar multas, penalidades e danos à reputação da empresa.

Ao fazer a auditoria interna, os gestores garantem que os ativos da empresa, sejam financeiros, tecnológicos ou de propriedade intelectual, estarão devidamente protegidos contra fraudes, roubo e mau uso.

Outro ponto da auditoria eficiente é a revisão e análise dos registros financeiros da organização. Essa etapa visa assegurar a precisão e confiabilidade das informações contábeis. O processo é fundamental para a transparência financeira e para a credibilidade junto a investidores, acionistas e demais partes interessadas no negócio.

Além disso, a auditoria interna ajuda a identificar irregularidades ou práticas fraudulentas por meio de análises detalhadas e testes de controles internos. Dessa forma, há como prevenir perdas financeiras.

Por fim, o processo facilita eventuais auditorias externas que possam ocorrer. Logo, ele é útil para agilizar o trabalho e reduzir custos associados.

Como realizar uma auditoria interna na empresa?

Você percebeu a complexidade dos processos envolvidos em uma auditoria interna, certo? Então, para realizá-la com eficiência, é preciso primeiro definir os objetivos para realizar essa análise — o que pode ser feito por áreas para facilitar a execução do plano.

Mesmo que a companhia já possua uma certificação, é importante que ela tenha um cronograma e um plano de verificação. Ao manter essa rotina, fica mais fácil manter a periodicidade e o controle dos processos.

Outro passo relevante é permitir que os colaboradores participem de todo o planejamento estratégico. Dessa maneira, a equipe estará envolvida com o objetivo de obter um melhor controle interno.

Também é preciso verificar se não há pendências antes de iniciar o processo de auditoria interna. Nessa etapa, o consultor pode observar o que foi sugerido como melhoria e não foi implementado, por exemplo.

Agora você sabe o que é auditoria interna e por que o processo é fundamental para médias e grandes empresas. Logo, não deixe de considerar realizar essa atividade para aproveitar seus benefícios e melhorar o desenvolvimento empresarial.

Quer realizar uma auditoria personalizada e de acordo com as necessidades da empresa? Entre em contato conosco e entenda como nossos consultores podem ajudar!