Existem várias normas obrigatórias para as empresas brasileiras, sendo que na maioria das vezes, suas nomenclaturas podem dificultar o seu entendimento.

Quer entender melhor o que significam a ISO 9001 e a FSSC 22000?? A gente te explica todos os detalhes no artigo abaixo. Confira:

Qual a diferença entre ISO 9001 e FSSC 22000? 

A escolha entre as certificações ISO 9001 e FSSC 22000 depende do foco da sua empresa e dos requisitos do mercado em que atua. 

Ambas são normas reconhecidas internacionalmente, mas atendem a propósitos distintos. Veja quais são eles abaixo:

ISO 9001: gestão da qualidade

A ISO 9001 é uma norma voltada para a gestão da qualidade, aplicável a organizações de todos os setores. 

Seu objetivo é garantir que os produtos e serviços atendam consistentemente aos requisitos dos clientes e às regulamentações aplicáveis, promovendo a melhoria contínua dos processos. 

Essa certificação é para empresas que buscam aprimorar a eficiência operacional e aumentar a satisfação do cliente.

FSSC 22000: segurança de alimentos

A FSSC 22000 é uma certificação específica para a indústria de alimentos, baseada na ISO 22000, mas que inclui requisitos adicionais, como programas de pré-requisitos específico e exigências da Global Food Safety Initiative (GFSI). 

Ela é reconhecida globalmente e atende às demandas de segurança alimentar em toda a cadeia de suprimentos.

Nesse caso, é necessária para empresas que desejam estar conforme os mais altos padrões de segurança de alimentos.

Quais as principais diferenças entre as duas?

E afinal, quais são os principais diferenciais entre uma e outra? A gente também pensou nisso e te explica todos os detalhes nos tópicos abaixo:

  • Foco: a ISO 9001 concentra-se na gestão da qualidade em geral, enquanto a FSSC 22000 é específica para a segurança de alimentos;
  • Aplicabilidade: a ISO 9001 é aplicável a qualquer organização, independentemente do setor. A FSSC 22000 é voltada para empresas envolvidas na cadeia de produção de alimentos;
  • Requisitos Adicionais: a FSSC 22000 incorpora requisitos adicionais, como PRPs específicos e conformidade com a GFSI, que não estão presentes na ISO 9001.

Qual eu devo escolher?

A decisão entre ISO 9001 e FSSC 22000 deve considerar o setor de atuação da sua empresa e as exigências dos seus clientes e mercados-alvo. 

Se sua empresa não está diretamente envolvida na cadeia de produção de alimentos, a ISO 9001 pode ser mais adequada. 

No entanto, se você atua na indústria alimentícia e precisa atender a requisitos rigorosos de segurança alimentar, a FSSC 22000 é a escolha apropriada.

Se você precisa de assistência para atender padrões nacionais ou internacionais, podemos te ajudar! Entre em contato com a equipe da Qualimaster e conheça nossos serviços.

Estamos prontos para elevar a qualidade do seu negócio a novos patamares!