Como é de conhecimento geral, o Agro tem forte participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, no beneficiamento, na transformação de produtos e no processamento de matérias-primas provenientes da agropecuária.
Em valores monetários, o PIB do País totalizou R$ 7,45 trilhões em 2020, e o PIB do agronegócio chegou a quase R$ 2 trilhões, que cresceu 16,81% de janeiro a outubro de 2020. Nesse cenário, é necessário que o Agronegocio possua processos produtivos devidamente gerenciados e monitorados, visando sempre a melhoria contínua, nos moldes dos Sistemas de Gestão.
Um SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade – implantado favorece toda a cadeia produtiva e os processos em uma organização, possibilitando o monitoramento e medição de suas entradas e saídas, de acordo com requisitos de gestão e requisitos legais, ou seja, o empregador rural que investe em um Sistema de Gestão Integrado (Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, entre outros), com programas de prevenção de acidentes e melhoria da qualidade de Vida dos Trabalhadores, traz ações que vão além do cumprimento legal, são ações que agregam valor aos produtos, processos e a marca no Agro.
As melhores empresas no mundo possuem sistemas de gestão implementados e mantidos, favorecendo diretamente a melhoria contínua de dos processos, além de possibilitar (preparar) a implantação de novos projetos, como por exemplo, gestão de requisitos legais, gestão de fornecedores, gestão de energia, gestão de resíduos, Compliance, entre outros.
O Agro, está em amplo crescimento e desenvolvimento em nosso País, logo, as empresas que possuírem uma gestão engajada e pautada em requisitos normativos e legais, terão logicamente mais espaço em um mercado cada vez mais competitivo.
O Sistema de Gestão de Qualidade – para muitos a base de todos os sistemas de gestão (ISO 9001), “encaixa como uma luva” no Agronegocio, observando sempre as características de cada organização.
A Gestão de Qualidade no Agronegocio edifica bases sólidas para a Alta Direção organizar e mapear processos, estabelecer diretrizes e responsabilidades, estabelecer uma Política coerente com a missão e visão da organização, gerenciar controles operacionais, desenvolvimento de produtos e serviços, sempre com foco na melhoria contínua dos processos.
Ademais, ouvimos pelos quatro cantos que o Brasil é o Celeiro do Mundo, e que a expansão agrícola faz parte de políticas públicas que impulsionam nossa economia. Isto posto, as organizações do Agro com uma gestão devidamente implementada, certamente estará na frente em matérias como: questões legais, cadeia produtiva, gestão de processos, etc.
A QUALIMASTER possui uma equipe altamente qualificada e competente, para lhe auxiliar na implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade no seu Agronegocio.
Entre em contato conosco e solicite uma proposta.