O crescimento é um grande objetivo das empresas, entretanto não pode ser atingido de qualquer forma. Para conseguir um crescimento sustentável e de longo prazo, o empresário tem que planejar o futuro de seu negócio prevendo as adversidades inevitáveis.
Uma das melhores ferramentas para um crescimento saudável das empresas é a implantação de uma Governança Corporativa muito bem estruturada. As empresas que adotam as boas práticas de Governança atingem altos graus de eficiência e transparência em sua gestão.
Mas afinal, o que é Governança Corporativa?
A Governança Corporativa é o conjunto de processos, regulamentos, políticas e aplicação de leis que definem como uma empresa é administrada. Sempre tendo em vista o relacionamento entre os sócios, os diretores e os seus órgãos de fiscalização interna.
Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), “As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.”
Basicamente consiste em criar mecanismos e regras para aumentar a confiança entre as partes interessadas e deixar extremamente claro como mudanças no quadro social e na direção serão realizadas, mesmo no longo prazo.
Mas quais são os princípios básicos da Governança Corporativa?
Transparência – Disponibilizar todas as informações solicitadas pelas partes interessadas.
Equidade – Todos devem tratados com igualde dentro da organização.
Responsabilidade Corporativa – Os responsáveis pela governança devem prezar pela viabilidade econômico-financeira do negócio como sua prioridade.
Prestação de contas – Os gestores devem prestar contas de seus atos de forma clara e transparente
Como mencionado acima, existem ferramentas utilizadas muito utilizadas pela Governança Corporativa para converter estes princípios básicos em recomendações objetivas. Mas será o assunto de nosso próximo artigo.
Sérgio Ribas
É diretor de negócios da Qualimaster Consultoria.
Administrador de empresas, especialista em marketing e fianças.