Dados são inesgotáveis, e o melhor, expansíveis. São matéria prima para a inovação. O desafio é trabalhar os dados com inteligência e, a partir da sua combinação ou cruzamento, gerar informação relevante, estratégica, alta performance, mas, sobretudo, potencializar resultados e dar segurança para a tomada de decisão.
A Covid-19 proporcionou um avanço sem precedentes na digitalização das empresas. O mundo dos negócios estabeleceu um novo modus operandi. As respostas, que já eram aceleradas, agora têm que ser instantâneas e – sempre – consistentes.
Dados evidenciam o nível de performance do time, o produto que vende ou deixa de vender, o desempenho do seu concorrente, entre outras informações que dão embasamento para a ação. Seguindo esse raciocínio, é seguro afirmar que a maior riqueza se encontra não nos dados em si, mas sim na capacidade de usá-los de forma analítica. A inteligência por trás deles é quem determina seu maior valor pois, a partir dela, serão extraídas as descobertas capazes de transformar a realidade não só das organizações, mas de diferentes mercados e, por que não, do mundo?
Virtualmente, grande parte das nossas atividades tem um traço digital, seja assistindo uma série, realizando uma reunião ou prospecção online, ouvindo uma música no carro, fazendo alguma atividade física com uso de aplicativos, assistindo TV ou vídeo com a família. E esses são alguns exemplos, que só aumentam ao longo dos anos.
Numa analogia ao petróleo, sua entrega ao consumidor final – como produto gasolina, por exemplo – passa por uma série de etapas. Inicia na extração, segue para refinaria, distribuição, vai para o posto de gasolina e só então abastece o carro, mas enquanto o petróleo é escasso, finito, os dados não são. Muito menos, suas possibilidades.
Então, não né. Dados não são o novo petróleo: são ainda mais valiosos. Porém, assim como muitos países enriqueceram com o combustível do século, só enriquecerão com dados aqueles que souberem usá-los da melhor forma, também como combustível, mas dessa vez, para o futuro. Atentai as mudanças!