Documentar processos pode parecer um desafio burocrático, mas é uma etapa necessária para garantir a conformidade com a ISO 9001 e aumentar a eficiência da sua operação.

Uma documentação bem feita facilita o dia a dia e também prepara sua empresa para auditorias e impulsiona a melhoria contínua. Se você quer entender como aplicar na prática, continue a leitura.

A importância de documentar processos

A ISO 9001 exige que os processos da organização estejam definidos, monitorados e controlados, afinal, sem registros claros, é difícil comprovar a eficácia do seu sistema de gestão da qualidade.

  • Além disso, a ausência de documentação costuma ocasionar: 
  • Desorganização interna;
  • Retrabalhos e, consequentemente, perda de tempo;
  • Dificuldade em manter padrões em seu time;
  • Riscos durante auditorias;
  • Falta de clareza para a equipe.

Esse cenário prejudica a imagem da empresa em muitos pontos, desde o employer branding, até sua capacidade de competir no mercado.

O que a ISO 9001 exige exatamente?

E se você está se perguntando sobre quais são as principais exigências relacionadas à ISO 9001, confira mais detalhes abaixo e não se limitam aos mesmos, a ISO 9001 vai além:

  • 4.4 – Sistema de gestão da qualidade e seus processos: a empresa deve determinar os processos necessários, suas interações e mantê-los sob controle;
  • 6.2 – Objetivos da qualidade e planejamento para estabelecer metas;
  • 7.5 – Informações documentadas: aqui é preciso controle da criação das documentações e dos processos, atualização, acesso dos colaboradores e proteção de documentos.

Ou seja, para isso não é preciso “pilhas de papel”, mas sim que todos os dados estejam documentados, com fácil acesso e controle pelos responsáveis.

Como documentar processos de forma prática? 6 dicas!

Pensando em todos os pontos que citamos antes, confira o nosso passo a passo para estabelecer boas práticas da ISO 9001 em sua empresa:

  • Mapeie e identifique os processos
  • Liste todas as atividades-chave da sua organização, como: vendas, compras, produção, atendimento, RH, etc.
  • Para ajudar nesse processo, utilize ferramentas como: Fluxogramas;
  • Matriz SIPOC;
  • Mapas de processo (ex.: Bizagi, Lucidchart, Visio).

Assim, ficará mais fácil prosseguir com os próximos passos.

Descreva os procedimentos

Agora, é a hora de criar Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), nos quais você deve fornecer os seguintes pontos com detalhes: 

  • Qual o objetivo desse processo?
  • Quem são os responsáveis?
  • Quais são as etapas incluídas?
  • Quais são os insumos e saídas?
  • Quais serão os indicadores de desempenho avaliados?

Use formatos padronizados

Adote templates para facilitar a consulta e manter uma estrutura consistente. Existem vários que são bem comuns quando o foco são documentos:

  • Procedimentos e ou Instruções de trabalho: explica o passo a passo de como o processo ou atividades devem ser executados;
  • Manuais da qualidade: estabeleça os padrões de excelência para guiar seus colaboradores;
  • Checklists operacionais: crie um passo a passo para facilitar a revisão e o processo de inspeção;
  • Registros de evidência: estabeleça formulários ou relatórios que comprovem que aquilo foi executado.

Controle versões e acessos

Aqui é outra etapa super importante: implemente um sistema de controle de documentos, o qual pode ser digital, via Google Drive, SharePoint ou qualquer outro formato que você preferir.

Independentemente de qual seja o escolhido, garanta que: 

  • Todos acessem apenas a versão oficial;
  • Se alterada, seja atualizada para os envolvidos instantaneamente;
  • Alterações sejam aprovadas rapidamente;
  • Documentos ultrapassados sejam removidos corretamente.

Treine e envolva a equipe

A eficácia da documentação dependerá justamente do seu uso no dia a dia da empresa, assim como as otimizações que serão aplicadas com a opinião de quem a usa.
Portanto, promova treinamentos e envolva os próprios operadores na elaboração dos documentos, já que eles conhecem o processo melhor do que ninguém.

Revise e melhore continuamente

Documentar é só o começo! A ISO 9001 se baseia na melhoria contínua (lembra do ciclo PDCA?).

Por isso, você também deve avaliar os processos periodicamente e atualizar a documentação quando necessário.

Erros comuns ao documentar processos

É preciso atenção no dia a dia para evitar armadilhas que impactem a eficiência do seu sistema de gestão: 

  • Criar documentos difíceis e pouco objetivos;
  • Usar linguagem técnica demais;
  • Não definir responsáveis claros;
  • Esquecer de revisar periodicamente;
  • Não controlar versões dos documentos.

Lembre-se de que toda a documentação criada em seu negócio serve para facilitar e não para dificultar!

Documentar processos é uma exigência da ISO 9001 e uma estratégia inteligente para quem quer se destacar no curto, médio e longo prazo!

Se você quer garantir que sua empresa esteja 100% alinhada com a ISO 9001, fale com nossos especialistas da Qualimaster para implementar um sistema de gestão adequado a sua organização e eficiente!