Toda empresa passa por diversas fases durante sua existência.
É imperativo a organização repensar sua estrutura várias vezes e a velocidade de agir depende de seus fundadores ou gestores, mas, uma coisa é certa, todas vivenciam alguns momentos críticos, onde as necessidades de mudanças significativas tornam-se fundamentais para sua perpetuação.
Sendo assim, quando a empresa se encontra em um destes momentos, é vital que ela se reestruture e se reinvente para continuar no mercado.
Crescer e inovar exige novas estratégias, questionamento do status quo., um processo de reestruturação bem elaborado, individualizado para cada empresa é fundamental para que ela possa navegar neste oceano cada vez mais turbulento com uma velocidade nunca antes atingida.
Neste artigo iremos comentar sobre os 5 principais motivos para iniciar um processo de Reestruturação.
1º – Falhas e retrabalho nas atividades
Como mencionado no início deste artigo, ao atingir uma nova fase de seu ciclo de vida, a organização tende a manter os procedimentos de trabalho sempre utilizados.
Na maioria das vezes estes procedimentos foram elaborados para um volume menor de trabalho ou para atuar em clientes com menor nível de exigência.
Estes procedimentos de trabalho devem ser reestruturados através do uso de ferramentas de automação e de inteligência artificial propiciando aumentar a velocidade e assertividade das atividades.
2º – Informações Truncadas ou imprecisas
O tempo de resposta para as solicitações do mercado e da própria equipe interna deve ser o menor possível para que o decisor não atrapalhe o bom andamento das atividades.
É normal que o decisor solicite informações ou relatórios para que possa tomar as decisões mais assertivas, o que demanda certo tempo para a correta tomada de decisão.
Os processos de geração de informações devem ser revistos, pois preparações e conferência de relatórios e levantamento de indicadores não tem mais espaço nas organizações atuais. Metodologias de informações online geradas nos próprios processos deve ser adotas para reduzir o tempo de resposta.
3º – Controles financeiros inadequados
Independente da fase onde a empresa se encontra, é fundamental que os controles financeiros sejam a representação precisa da situação da empresa.
Em número significativo de empresas, os controles financeiros são elaborados para atender as solicitações de gestores, que os interpretam conforme seu conhecimento.
As demonstrações financeiras devem seguir critérios técnicos extremamente rígidos, definidos por pessoal capacitado e geradas de forma automática, estando disponíveis a qualquer momento para gestores com capacitação para interpreta-las.
4º – Liderança desatualizada
O principal suporte para permitir o crescimento da organização, é uma equipe de líderes preparados para orientar suas equipes na superação dos desafios impostos pelo mercado através do desdobramento do planejamento da empresa.
Várias empresas tem sua liderança compostas por colaboradores que chegaram aos seus postos devido ao bom desempenho operacional e a sua lealdade e compromisso com o trabalho.
Os líderes devem ser pessoas preparadas para motivar as equipes para que atinjam seus objetivos. A pró atividade, capacidade de entender a aplicar inovações e a busca incansável pela inovação devem ser requisitos essenciais para a escolha de um líder. Cabe a empresa reestruturar os processos para identificar e qualificar seus líderes.
5º – Ações realizadas sem planejamento adequado.
Em suas fases iniciais o planejamento das empresas é realizado de forma empírica, mas devido ao número reduzido de pessoas e processos é o suficiente para alinhar as estratégias do negócio e balizar as ações da equipe.
Com o crescimento da empresa, o número de colaboradores aumenta assim como a complexidade dos processos, mas é comum que o processo de planejamento continue informal.
A empresa deve reestruturar seu processo de planejamento para que possa ser compreendido por todos na organização e desdobrado pela liderança aos setores operacionais.
Evidentemente existe uma série de outros itens que necessitam ser revidados para que a empresa se mantenha em condições de enfrentar as rápidas mudanças de mercado e continuar crescendo sem perder a rentabilidade.
Podemos dizer sem medo de errar que o processo de Reestruturação Organizacional deve ser contínuo e constante nas organizações, mas deve partir de um planejamento construído por pessoal capacitado, para que ações sejam realizadas a máxima otimização dos resultados.